• I Ciclo Internacional de Direitos Humanos - Do Isolamento à Insurgência
  • Magnífica Mundi 20 anos

Projetos - Brabo

Jornalismo de Fronteiras

O projeto teve início em 2006 e consistiu na elaboração de uma disciplina ministrada por professores da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG) visando a troca de conhecimentos acadêmicos e experiências com outros estudantes provenientes de países latino-americanos.Foi entao realizado em outubro de 2006, um Colóquio Cultural entre Brasil e Bolívia, visando criar uma integração forte entre os estudantes e professores dos dois países. A iniciativa culminou com produções de vídeos, um livro eletrônico (ainda em faze de edição) e a consolidação de uma rede de comunicação via internet na América Latina. Cerca de 15 alunos de Jornalismo da UFG passaram duas semanas em La Paz ( Bolívia) em intercâmbio com outros alunos da Faculdade de Cinema e Artes Visuais (ECA).

Em 2008, o projeto conseguiu, graças à articulação com instituições no Mato Grosso do Sul eBolívia, e movimentos sociais , realizar o II BRABO - colóquio Brasil - Bolívia - destavez com um caráter andante, no período de 22 de novembro a 5 de dezembro. A boa vontade do Museu Indígena, Universidades Federal e Católica de Campo Grande e dos povos Terena, Bororo e Xavante, além do MST em Baliza, e Colégio de Aplicação da UEG na cidade de Goiás não só viabilizaram as atividades previstas, como deram consistência a elas.O significado desta trajetória fica clara: 1. No I Curso Internacional de Cinema em LaPaz/Cidade de Goiás, formação de cineastas populares; 2. O engajamento de outrasuniversidades brasileiras e latino-americanas ao Projeto; 3. O III BRABO em La Paz/El Alto, no mês de setembro.

Produtos acadêmicos gerados:

Livros, artigos científicos e jornalísticos, documentários, exposições fotográficas, um portal interinstitucional do projeto, construção de uma webtv (BRABO TV) , reportagens e outros textos para a revista eletrônica Vasto Mundo, DVDs, CDs, programas de rádio e correspondência.

Para assistir a alguns vídeos e ver algumas fotos das oficinas geradas do encontro, clique nos links abaixo: