• I Ciclo Internacional de Direitos Humanos - Do Isolamento à Insurgência
  • Magnífica Mundi 20 anos

Sobre a Magnífica - Porque uma WebTV?

Porque uma WebTV?

A internet é muito vasta e cheia de possibilidades. Portanto, nós, pertencentes ao coletivo Magnífica Mundi, com certeza não estamos sozinhos na caminhada para o estabelecimento de uma WebTV. A plataforma de transmissão de imagem via Internet pode ser muito interessante quando utilizada para proporcionar ao usuário maior interatividade dos assuntos tratados na programação e oferecimento de outros canais.

Os inúmeros link’s e sites relacionados que podem ser adicionados à página de transmissão da WebTV, possibilitam a construção de uma vasta rede de informações audiovisuais capazes, de forma simples e sem grandes custos, disponibilizar aos espectadores canais com diferentes programações e de qualquer país numa quantidade simplesmente abissal. A fácil interação entre países através de links é, com certeza, uma grande arma para a expansão das WebTV’s, pois os métodos de transmissão de vídeo convencional proporcionado pelos canais analógicos não conseguiriam fazê-lo sem um grande custo e aparato tecnológico.

Para se ter uma noção da eficácia da interação usuário-programação que a WebTV pode proporcionar, através de link’s URL, citamos o exemplo da WebTV lists.com (www.webtvlists.com), que contém linkadas, milhares de WebTV’s de todo o mundo com uma gama de conteúdos enormes, variando desde entretenimento à religião, música e ciência, transmitindo com total liberdade ao público, 24 horas por dia de programação e com uma qualidade de imagem variando de mediana à superior.

Além do quesito construção de rede de canais a nível mundial através de URL’s, a WebTV é capaz de criar um nível de interação virtual entre o espectador e a programação, simplesmente infindável. Como grande exemplo dessa interação, podemos citar a WebTV, “Neave TV” (www.neave.tv), onde são oferecidos ao usuário, além de uma ampla quantidade de vídeos, outras formas de entretenimento voltados para a arte e a criatividade, como jogos, mapas planetários, mapas da terra, fractais matemáticos, WebCams, aplicativos para desenho 3D online, além de animações interativas em flash, ilusões de ótica, e fotos.

Podemos considerar que os conhecidos YouTube (www.youtube.com) e Google Vídeos (www.video.google.com) possuem alguns elementos constitutivos de uma WebTV, mas no entanto, não conseguem transmitir eventos ao vivo e nem possuem uma programação própria, característica principal da maiorias das mídias do gênero (ver “1.1 O que é webtv?”). Portanto, podemos considerar como WebTV, todo tipo de vídeo divulgado pela internet com uma programação própria, ao vivo ou não.

No cenário Nacional, as WebTV’s no ainda precisam crescer e amadurecer muito tanto no quesito programação quanto qualidade da imagem e de conteúdos. A magnífica também é um exemplo disso. Além de existirem muito poucas WebTV’s nacionais, elas ainda se limitam, em suas programações a transmitir apenas notícias, jogos esportivos (principalmente futebol), vídeos institucionais e produções universitárias, como é o exemplo da WebTV da Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ - http://www.webtv.ufrj.br/), TV futebol (http://tvfutebol.wordpress.com/), dentre outras.