Links
Links Externos
A nossa Web TV admira e apoia outros projetos de produção experimental que prezam por uma mídia livre, mais democrárica e ativista. A Magnífica recomenda: crie imensamente!
Outr'análise: O webjornalismo está aí para permitir um maior alcance do leitor a um maior número de “produtos” jornalísticos com custo consideravelmente pequeno. Isso é a Era da Internet, no presente em que a velocidade é essencial; é algo que, possivelmente, ganhará mais espaços e deixará o televisor para trás. Para estudantes universitários da área de humanas, ter um webjornal como uma maneira prática de exercitar aquilo com que estão em contato na Academia é bastante estimulador. Conscientes disso, fizemos nascer, no início do ano de 2007, este webjornal - que, até o final do mesmo ano era conhecido por Pré-Fabricando. Tudo começou a partir de um weblog criado em 2006 (Blog Pré-Fabricado) por Alexandre Cavarzan.
Rádio Universitária: A missão da Rádio Universitária é oferecer à população uma programação plural, ética e comprometida com a universidade pública, a cidadania, a transformação social e a democracia.
CMI Brasil: O Centro de Mídia Independente (CMI) Brasil é uma rede anticapitalista de produtores/as de mídia autônomos/as e voluntários/as. Com o objetivo de construir uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente; o CMI procura garantir espaço para que qualquer pessoa, grupo (de afinidade política, de ação direta, de artivismo) e movimento social - que estejam em sintonia com esses objetivos - possam publicar sua própria versão dos fatos. Acreditamos que dessa maneira estaremos rompendo o papel de espectador(a) passivo/a e transformando a prática midiática. Para isso, o sítio do CMI funciona com um mecanismo de publicação aberta e automática, colocando no ar notícias, artigos, comentários, fotos, áudios e vídeos. Esse mecanismo rompe com a mediação do/a jornalista profissional e com a interferência de editores/as no conteúdo das matérias. As produções não são modificadas, salvo a pedido do/a autor(a), ou quando pequenas formatações são necessárias para facilitar sua exibição.
Radio Livre. org: O radiolivre.org surgiu com a junção de idéias de dois grupos: o pessoal das rádios livres sentia a necessidade de formar uma rede de troca de informações, experiências e sobretudo solidariedade. Paralelamente, um grupo de colegas que já ajudava tecnicamente e participava de algumas rádios livres pensou em montar uma espécie de "provedor de serviços" paras rádios livres, com a idéia de dar suporte para que elas tivessem um bom local para hospdedar sites, pudessem fazer transmissões ao vivo pela internet e possuir lista de discussão, email, local para armazenamento de arquivos, fórum, etc. Esse pessoal da área técnica se reuniu com integrantes de coletivos de rádios livres de vários lugares do Brasil e da América Latina durante o 3° Fórum Social Mundial. Todos saíram com a idéia de que era preciso haver mais comunicação entre as rádios e que talvez fosse necessário organizar uma rede de troca de informações pela internet. O portal radiolivre.org então foi criado para tentar suprir essas lacunas. Ele não é a rede de rádios livres e sim procura ser o meio por onde redes de rádios possam fazer suas parcerias.
Neave TV: Web TV com interessante conteúdo artístico, musical e ativista
Vida Seca: O grupo nasceu de um bloco de percussão com lixo e era formado por universirárixs, musicxs, dançarinxs e afins. O bloco acabou, mas a anfinidade entre 4 dos integrantes continuou, formando o grupo vida seca, que na ocasião utilizava instrumentos convencionais e de sucatas.
Demo Cognítio: O Demo Cognítio é um zine literário produzido em Goiânia de forma completamente independente, com tiragem de 4000 exemplares por edição, distribuição gratuita e com uma periodicidade imprevisível. Ao longo de 8 anos de publicação já foram lançadas 21 edições. EQUIPE DC: Baltazar Gontijo, Bené, Éveri Sirac, Fernando Camelo, Manoel Gustavo, Marcelo Brice, Reginaldo Mesquita e Suene Honorato. Ilustração: Marcos Roberto.
Testemunha Ocular: Grupo de Rap formado por Claudim, Mc Lethal e Dj Bulacha, diretamente de Goiânia trazendo a fusão de hip hop com catira, congada e outras peculiaridade culturais do cerrado...
Teatro do Oprimido: Método Estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro.
O TO cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.
Rala Coco: “Eu acredito é na rapaziada...” Gonzaguinha.
Alguém pode dizer “Foi com a rádio da Adunb”, outros podem contestar “não, foi bem antes. Foi o Darcy Ribeiro que criou a rádio!”. É verdade que existem muitos outr@s precursor@s da rádio na Universidade de Brasília que ajudaram, com suas experiências - radiofônicas ou não - a semear aquilo que hoje floresce nas ondas do ar. Mas existe uma história que precisa ser contada: a nossa história. No fim de 2001, um grupo de estudantes se reuniu em torno da idéia de tocar uma emissora de rádio. A emissora era a Rádio Comunitária da UnB, 104,5 FM, mantida pela Associação de Docentes da UnB (AdunB) em função da greve da categoria.