Magnífica Mundi no Intercom Centro-Oeste
Integrantes do Coletivo Magnífica Mundi apresentaram trabalhos durante o Intercom Centro-Oeste, que está sendo realizado em Goiânia até o dia 28 de maio. Na tarde desta sexta-feira, Gabriela Marques, Maiara Dourado e Nilton José dos Reis participaram do DT Comunicação, Espaço e Cidadania com o trabalho Web TV Magnífica Mundi: Novas Tecnologias pelo Direito à Comunicação, com relatos das atividades da Magnífica em seus dez anos de existência e um debate sobre metodologias de trabalho com crianças e movimentos sociais, que visa sempre à participação desses grupos na construção de conhecimento. Mesmo sem a presença do coordenador do DT, o grupo presente deu início às apresentações e ao debate em torno da temática.
Os outros trabalhos apresentados foram: Caminhos Cruzados: A Mídia e a Formação do Não-Cidadão, de Carolina Melo; As Comunidades Virtuais de Pessoas com Transtornos Mentais: O Caso Brasileiro e o Caso Espanhol, apresentado por Alberto de Francisco e A Construção da Cidadania pelas Ondas das Rádios Comunitárias na Microrregião de Catalão (1996/2006), de Mamede Leão.
Todos os trabalhos podem ser vistos pelo site do Intercom Centro-Oeste: http://www.fic.ufg.br/intercom2010co/noticia009.html
Expocom
No final da tarde, Gabriela Marques, Maiara Dourado e Ícaro Batista apresentaram mais um trabalho do coletivo, dessa vez no Expocom, Multimeios e Memória: a criação de uma plataforma multimeios para a preservação da memória coletiva da Revolta de Trombas e Formoso. O trabalho foi o projeto de final de curso dos integrantes juntamente a Ana Lúcia Nunes e orientado pela professora Rosana Borges e faz parte também do Projeto de Extensão Trombas e Formoso: a vitória dos camponeses.
Na mesma categoria, Juliana Mendes, de Brasília, apresentou o trabalho Planaltina no buraco do alumínio: exposição digital e colaborativa de imagens fotojornalísticas de pinhole.
Para conhecer mais acesse: www.trombaseformoso.com e veja o Memorial virtual sobre a Revolta de Trombas e Formoso e www.fosfoto.com para aprender a técnica do pinhole usando caixas de fósforo, alémd e conhecer um pouco mais sobre Planaltina e o trabalho desenvolvido por Juliana na cidade.
Fuente: Magnífica Mundi