noticia6779.jpg

Magnífica Mundi no Piauí

Projeto Magnífica Mundi esteve presente no Encontro Regional de Estudantes de Comunicação em Teresina

“Comunicação Alternativa - Porque uma outra comunicação é possível”. Este foi o tema do Encontro Regional de Estudantes de Comunicação, ERECOM, no Piauí. O encontro ocorreu do dia 19 ao dia 23 de março na cidade de Teresina e reuniu estudantes do Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, sem contar os poucos representantes do Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia e também Goiás.

De Goiás três integrantes da Magnífica Mundi, Gabriela, Hugo e Renatim, além do professor Nilton, coordenador do projeto.

Niltin e Renatim participaram de duas rodas de diálogos com os temas “A comunicação alternativa nos currículos dos cursos de Comunicação Social” e “Comunicação alternativa como instrumento de luta dos movimentos sociais”. As experiências com a Magnífica Mundi encantaram a todos que estavam presentes e aumentaram ainda mais a vontade de se trabalhar com as alternativas de comunicação.

A busca por uma forma de comunicar que se diferencia dos modelos empresariais existentes faz com que a discussão sobre comunicação alternativa se torne necessária. Essa insatisfação faz com que as pessoas busquem elas próprias maneiras de se comunicar de acordo com o que acreditam.

Projetos de novas formas de se comunicar surgem e são testados e podem dar certo ou desaparecerem. O que se deve ter em mente é que isto exige muito esforço de quem se propõe a trabalhar nesse meio. Os resultados normalmente são muito mais demorados, mas quando aparecem é muito compensador já que você tem a certeza de que fez algo que achava que era o certo a se fazer.

A partir da realização de iniciativas como o ERECOM percebe-se que o assunto é de grande interesse, especialmente entre os estudantes da área. E juntamente com a vontade de se fazer algo, surge a necessidade de se discutirem essas alternativas, refletir sobre o que existe e o que pode ser feito.

A participação nesse encontro nos mostrou que não estamos sozinhos nessa luta e que ainda há muita gente que acredita em uma comunicação democrática.

Ao som de “essa canção não é repetitiva...”, “sou um bolinho de arroz...”, “no Maranhão o babaçu abunda...” e tantas outras musiquinhas das delegações, tivemos ainda a oportunidade de compartilhar conhecimento, culturas, tradições e tantas outras experiências que só enriquecem a vida dos participantes. Um balanço positivo tanto em relação à participação, às discussões, quanto em contatos adquiridos para aumentarmos cada vez mais nossa rede de parcerias.

Fonte: Magnífica Mundi