noticia6340.jpg

Calourada 2008

Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos da UFG realizam Calourada Unificada

    “ Da Universidade que temos à Universidade que queremos”. Esse é o tema da Calourada UFG 2008 que é fruto de amplo debate e resultado da construção coletiva entre DCE, CA’s, Reitoria e ANDES-RP.
    Entre as benefícios deste ano, os alunos poderão dispor de espaços reservados à interação entre calouros e CA’s; certificados de horas extra curricular (referentes aos debates) expedidos pela PROGRAD; atividades de intercâmbio com setores da Universidade, dentre outros.
    Esse ano as unidades do interior também serão contempladas com programações especiais divulgadas posteriormente no site do DCE/UFG.
    Durante a calorada 2008 os alunos podem ainda solicitar a carteira de estudante, que dá o direito à meia entrada (e financia o movimento estudantil), confeccionada pelo DCE-UFG e realizar as inscrições para o campeonato de sinuca promovido pelo diretório.
    A calourada 2008 prevê também a participação e apoio de parceiros como: Movimento de Cultura Popular do Estado de Goiás, Rádio Universitária, Projeto Magnífica Mundi, Colcha de Retalhos, Lilases, Associação dos Bolsistas do HC, Comunidade Faz Arte, Bar da Tia, do Tio e do Primo, CANBENAS, Festival Matéria Prima, dentre outros.

TAMBÉM PARTE DA CALOURADA, ACONTECE NO DIA 6 DE MARÇO, QUINTA FEIRA, UM ATO EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PARA O QUAL CONVIDAMOS TODOS OS QUE ANSEIAM POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE QUALIDADE, QUE SE BASEIE NO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Inspirados por movimentos sociais e por qualquer tipo de luta, organizado ou não, marchamos pela universidade, nos vestindo de toda solidariedade, respeito e anseio por igualdade que nos cabe. Que as palavras do subcomandante Marcos, do Movimento Zapatista, nos incite ainda mais coragem:

"Marcos é gay em São Francisco, negro na África do Sul, asiático na Europa, hispânico em San Isidro, anarquista na Espanha, palestino em Israel, indígena nas ruas de San Cristóbal, roqueiro na cidade universitária, judeu na Alemanha, feminista nos partidos políticos, comunista no pós-guerra fria, pacifista na Bósnia, artista sem galeria e sem portfólio, dona de casa num sábado à tarde, jornalista nas páginas anteriores do jornal, mulher no metropolitano depois das 22h, camponês sem terra, editor marginal, operário sem trabalho, médico sem consultório, escritor sem livros e sem leitores e, sobretudo, zapatista no Sudoeste do México. Enfim, Marcos é um ser humano qualquer neste mundo. Marcos é todas as minorias intoleradas, oprimidas, resistindo, exploradas, dizendo ¡Ya basta! Todas as minorias na hora de falar e maiorias na hora de se calar e agüentar. Todos os intolerados buscando uma palavra, sua palavra. Tudo que incomoda o poder e as boas consciências, este é Marcos."

Sejamos nós também Marcos, em busca de uma Universidade plural e justa, que não se fecha em seus muros, que não ousa calar sua voz frente ao apelo popular. Que a construção coletiva de uma sociedade não perca a graça, o sorriso e a poesia. Sigamos caminhando com corpos rígidos e corações passiveis de amar!

 CONCENTRAÇÃO: QUINTA FEIRA - 10 h - PRAÇA UNIVERSITÁRIA

   

A programação completa da CALOURADA está disponível em:


Youssef Ali – (62) 9265-24-76

  • Iara Neves – (62) 9803-73-48
  • Paulo Winicius – (62) 8457-10-67
  • Fernando Viana – (62) 8423-99-53
  •  

    Fuente: Magnífica Mundi