noticia6065.jpg

27º Congresso do ANDES-SN

Andes abre Congresso e discute políticas públicas para universidade

 

Em meio a um auditório lotado e decorado com espantalhos e cartazes com os ditos “Reuni, Fábrica de Ilusões”, deu-se início, no dia 14 de janeiro, ao vigésimo sétimo Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Superiores (Andes - SN). O Congresso, que segue em andamento até o dia 20, tem como tema central a defesa da Universidade Pública e os direitos dos docentes.

 

A abertura do evento foi marcada por um público entusiasmado, que a todo momento se manifestava com palmas, assovios ou frases de efeito. O entusiasmo era acrescido por discursos que renovavam os ânimos de professores e parceiros da categoria, que lutam por uma universidade pública, de qualidade e para todos.

 

 

Um fato interessante do Congresso foi a composição da mesa de abertura. Além dos tradicionais convidados que garantem a oficilidade do evento (como vice-reitor, deputados e componentes do gênero), a mesa foi composta também por representantes de movimentos sociais e de sindicatos, que são parceiros do Andes. Entre eles estão o Movimento dos Sem-Terra (MST), Movimento Passe Livre (MPL), Diretório Central Acadêmico da Universidade Federal de Goiás (DCE – UFG), Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e lideranças sindicais.

 

 

Entre saudações e discursos calorosos, os lançamentos de publicações do sindicato, foram também, destaques da abertura do Congresso. Foi o caso da revista Universidade e Sociedade e dos livros Haja Humor e Comunicado Importante: Memórias de Resistência.

 

 

De acordo com Lighia Matsushigue, uma das editoras da revista Universidade e Sociedade, tais produções são instrumentos de luta do sindicato, que dão subsídios para produção de conhecimento e dialoga com a comunidade.

 

 

No evento, o principal assunto em debate serão as estratégias de enfrentamento ao programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Serão pauta também, as reformas sindical, trabalhista e previdenciária, as práticas anti-sindicais nas universidades privadas, entre outros.

 

27 Congresso Andes

Local: Faculdade de Direito – Universidade Federal de Goiás

Data: 14 a 20 de janeiro

 

Por Maiara Dourado

 

Fonte: Magnífica Mundi